Seguidores: Sejam Bem-Vindos ao blog de Márcia Santiago Cerutti

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dr. Ernani Menchise!!!!


Algumas horas de Encantamento num mundo mágico onde um médico aposentado e poeta, Dr. ERNANI MENCHISE, de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, no auge de seus 81 anos, me concedeu o prazer de ser envolvida pela Beleza de Pássaros Raros com  infinitas pigmentações transformando uma Natureza Real em contos de Fadas. 
Conheci a  energia em cores e movimentos simbolizando a Vida, A Ternura desta Vida e o Amor Incondicional  à Vida como ela é: simples,  singela e eterna!!!!!
Para que todos possam sentir a beleza da Sabedoria na Maturidade; a seu pedido, faço   destas páginas em meu blog seu santuário de Reflexões do Brilho Universal de uma mente de LUZ , PAZ e HARMONIA!!!!


Fundação BIBLIOTECA NACIONAL
Produção Editorial : Iran de Oliveira e Ana Rita Telles Neves
Editoração Eletrônica: Eduardo Ávila

  • 1ªedição : 2004
  • 2ªedição : 2007
  • 3ªedição : 2010
*********************                                      "Nossa maior virtude é o afeto incondicional." 
*********************                                                                                                   "Salve a prece sementeira de Bonança.!"
*********************
" Se não der tempo,
  Só peço ao tempo
Tempo para amar."
 *********************
Pensamentos de Tornani                                                                           
********************************************************************************
            DEVANEIO   ( pág.15)

            Sonho viver em um  mundo livre e venturoso!
     Que pudesse de peito desnudo correr contra o vento,
Voar sobre picos, montanhas, rios, mares, neves e desertos,
         Estar sob águas entre peixes multicoloridos.
   Visitar cavernas encantadas e florestas de gnomos,
          Banhar-me em cachoeiras, vendo e ouvindo
                  a natureza em plena harmonia.
          Admirar a chuva e o vento, o dia e a noite,
   O amanhecer e o entardecer, os raios e os trovões,
                  O sol e a lua, o céu e as estrelas.
     Caminhar sobre o arco-íris, entre os horizontes,
     Cantando, ouvindo e desenhando temas de amor.
        Estar em sonhos permanentes de encantamento,
     Vivenciando um mundo alegre, festivo e afetuoso.
         Um mundo de fartura, riqueza e bonança,
             Um mundo sem cobranças e punições,
                 Um mundo com alma de criança,
                      Inocente, grandioso e real,
       Banhado de uma harmonia musical exuberante,
                Movido só de pensamentos afetivos.
     Um mundo atemporal, evoluído, estável e presente.
E neste lugar, que existe há milhões e milhões de anos,
                Sonho um dia, talvez, quem sabe, lá chegar.
                    Mas, não sem antes, como tantos outros,
                             Assim pensar...agir... e estar!
 ****************************************************************************

  REFLEXÃO    (pág. 16)

Sinto-me confuso, um tanto perdido!
A eternidade me confunde e desafia.
Sou alegre, confiante, disposto e presente.
Eu tenho... e sinto medo.
Sobreviver é fundamental.
Sentir ódio, nem tanto,
A razão e o bom senso são seus opositores.
Tenho ambição, inveja, ciúme e vontade no querer mais
Das imperfeições corrigidas decorrem as conquistas futuras.
Sentir-se orgulhoso, um pouco, talvez?
 Sou o que sou, nada e tudo.
Tenho apego a bobagens, mas tenho.
Salve a glória de uma vitória qualquer.

Sinto-me confuso, um tanto perdido!
A eternidade de confunde e me fascina.
Sou guerreiro, mas sinto medo.
Eis a razão de minha existência
A dor me amedronta e acovarda.
Não cultuo e nem cultivo a covardia.
Pareço mediador, por bom senso, interesse ou proposta
de vida.
Quem sabe?
A sabedoria é guia e conduz às boas estradas.
Em pensamento, odeio, guerreio, venço, desprezo e mato.
Como se fosse invencível.
Em pensamento, também amo, concilio, luto, perco e ganho.
 Entendo e perdôo sem dasamor,
Como se fosse amadurecido, disciplinado e evoluído.
Sinto-me confuso, um tanto perdido!
A eternidade me confunde e me enconta.
Sou alegre, confiante, disposto e presente.
Este eu sou...
Em transição, em transformação, em evolução.
O mundo é meu parceiro nesta jornada.
Ainda não sou humilde...
Mas imperfeitamente pequeno e fragmentado,
A perfeição... eu a percebo multifacetada de belas virtudes
 E de grandeza cósmica em evolução.
Na lida diária, vivenciando fatos,
Ainda faço de minha razão uma arma de guerra.

Sinto-me confuso, um tanto perdido!
A eternidade me confunde e intimida.
Sentimentos, razões , memórias, inteligência,
Conquistas, aprendizados, ganhos e perdas.
Vivo neste momento, que é infinito,
nesta morada chamada eternidade.
Partilhar de sua grandeza é destino.
Entendê-la... Nem em pensamento consigo.
E ela me confunde, desafia, fascina,
amedronta, intimida, encanta,
assusta e anima.
 Na eternidade de hoje... Este eu sou:
Alegre, confiante, disposto e presente.
Assim vivo... entre o bem, o mal e o possível.
Na incerteza de uma mortalidade eterna.
Sinto-me confuso, um tanto perdido!
*******************************************************************************

OBSESSÃO (pág. 19)


Ela se foi e eu fiquei,
Hoje, o meu alimento é saudade.
O tempo não passa,
Eu não sinto.
A saudade não se afasta...
E eu fico parado
No tempo da saudade,
Na idade do passado.
 E ela existe em mim, mais ainda,
Pois seu todo é amor que não finda,
Sinto só o vento que passa e me afaga.
Meu presente é passado,
Meu futuro é saudade.
Mas... em triste sussurro peço ao vento
Que leve ao mundo o meu pranto,
Transformando-o em canto de suave brisa
E em melodia, o seu nome santo,
Dizendo apenas, para a eternidade
Que seu nome é santo,
E que seu santo nome...
É liberdade!
******************************************************************************

UMA VIDA  (pág 26)
Uma vida vivida...
Uma vida sonhada...
Uma vida curtida...
Uma vida amada...
Uma vida querida...
Uma vida lutada...
Uma vida lutada...
Uma vida amadurecida...
Uma vida perdida...
Uma vida vencida!

Uma vida vivida...perdida ou vencida...
Uma vida de ilusões e de sonhos!
Uma vida de conflitos e ganhos!
Uma vida de erros e acertos!
Uma vida de perdas e conquistas!
Uma vida sonhada...perdida ou vencida...
Uma vida de emoções e sentimentos!
Uma vida do mal e do bem!
Uma vida do despreza e do afeto!
Uma vida do ódio e do amor!

Uma vida curtida...perdida ou vencida...
Uma vida de distúrbios e equilíbrios!
Uma vida de atropelos e de harmonia!
Uma vida de sofrimentos e de alegrias!
Uma vida de quedas e de ascensão!

Uma vida amada...perdida ou vencida...
Uma vida de opções variadas!
Uma vida de muitas estradas!
Uma vida de heranças do meio e de ações!
Uma vida de grandes transformações!

Uma vida querida...perdida ou vencida...
Uma vida de estagnação.
Uma vida de muita ascensão!
Uma vida de mando e poder!
Uma vida de subjugação e aceitação!

Uma vida lutada...perdida ou vencida...
Uma vida de protestos e mudanças!
Uma vida de trevas e de luzes!
Uma vida de confinamentos e liberdades!
Uma vida de razões e de entendimentos!
Uma vida pensada...perdida ou vencida...
Uma vida que morre!
Uma vida que vive!
Uma vida que vai e vem!
Uma vida de idas e vindas!

Uma vida amadurecida...perdida ou vencida...
Uma vida de lógica e aceitação!
Uma vida de luz e escuridão!
Uma vida explosiva e multiplicada!
Uma vida transformada e iluminada!

Uma vida vivida...perdida ou vencida...
Uma vida continuada na tristeza e na alegria!
Uma vida eternizada das trevas para a luz!
Uma vida com passado, futuro e presente!
Uma vida universal, cósmica e transparente!

Uma vida sonhada...perdida ou vencida...
Uma vida... duas vidas... muitas vidas!
Uma vida eternamente vida!
 Uma vida acrescida, uma luz numa vida!
Uma vida de luzes somada de vidas!

Uma vida curtida...perdida ou vencida...
Uma vida, energia pensante
Uma vida, uma chama divina!
Uma vida, um pulsar diferente!
Uma vida em forma de gente...perdida ou vencida!
*****************************************************************************

AINDA ASSIM! (pág.35)
Assim eu sou...assim eu penso...
Não sei se o que penso eu sou!
Não sei se sou o que penso!
Mas, sinto que sou, porque penso...
E vivo pensando no que sou e no que penso!
Então eu me pergunto:
-Onde estou?...

D E D I C A T Ó R I A
À esposa, filhos, noras e netos.
Em especial ao apoio constante e
aconselhamentos de Léa, minha mulher,
que me fez ver, entender e praticar
sentimentos emitidos nesses poemas.
Além do mais, muito mais e mais, ela
                                                                 representa a coluna mestra familiar.

************************************************************************************
Dr. Ernani, agradeço de coração o privilégio que o senhor está me proporcionando ao conceder alguns de seus poemas, iluminando nossa Alma  ao  interagirmos  com o senhor através de sua linda literatura.
 
Márcia Santiago Cerutti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor deixem aqui seu feed-back. Obrigada pela visita!